segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1ªJornada - S.Faustino - Casteloes

JOGO SOFRIVEL PARA TELEVISÃO VER
S.FAUSTINO – CASTELÕES 1-3
2ª Divisão-1ª Jornada
Campo: S.Faustino
Árbitro: Arnaldo Novais
Árbitros Assistentes: Luís Correia e Pedro Alves
S.FAUSTINO: Martinho; Vítor, Nelson, Miguel (Diogo 63) e Pedro III; Paulinho, Leandro Silva e Pinto (Fábio ao int.); Zé(Carlos ao int.), Rui (Pedro II) e Jardel.
Treinador: José Sousa
CASTELÕES: Zeca; André, Hugo, Moreira e Vassoura; Vale, Vieira e Jorginho (Jaime ao int.); Baia, Chec e Pika.
Treinador: Tina Afonseca
Ao intervalo: 0-0
Golos: 0-1 por Chec (68), 0-2 por Pika (69), 1-2 por Carlos (82) e 1-3 por Pika (83)
Disciplina: cartão amarelo a Vale (76) e Vítor (79)




Antes do início do jogo, foi guardado um minuto de silêncio pelo falecimento do Sr. Joaquim Costa, pai do presidente da AFPG Arlindo Costa.
A RTP Informação, esteve a gravar este jogo para o seu programa “Liga dos Últimos” e terá tido influência, ou não, no subconsciente dos jogadores, porque em termos disciplinares, foram irrepreensíveis. Puseram em causa a ideia que normalmente passa nestes programas, que o futebol popular è uma bagunçada, mas só é para os que não o conhecem, ou não querem conhecer, e muitas vezes por tiques elitistas. Se se derem ao trabalho de percorrer as 20 freguesias do concelho, onde se pratica o futebol popular, ou assistir neste fim-de-semana aos jogos das 6 equipas de Guimarães que participam nas provas organizadas pela Federação de Futebol Popular do Norte, irão ver que o futebol das aldeias é uma lição de vida e não o contrário.
Estes jogos de princípio de temporada despertam sempre alguma curiosidade, no sentido de se verificar como as equipas se apresentam para os novos desafios e as suas ambições. No que toca a estes dois conjuntos, era tentar perceber se o S. Faustino, despromovido na última temporada, se alimenta a ambição de regressar á primeira Divisão. Mas pareceu-me uma equipa com algumas limitações na organização do jogo e, em termos de disciplina interna, parece carregar alguns anticorpos, esses sim sempre difíceis de sanar.
Todavia o Castelões, que nos habituou nas últimas temporadas a ter uma equipa só para competir e sem ambições classificativas, apareceu com uma equipa jovem, com 6 juniores (3 do Maria da Fonte) mas alguns são mesmo craques. Apresenta já um futebol minimamente apoiado, de bola no chão e desta vez, embora o seu treinador não o assuma, vai mesmo lutar pela subida. Na primeira parte o jogo foi equilibrado, embora se notasse que os visitantes tinham mais argumentos, e em termos de oportunidades, o Pika, que viria a marcar dois golos, perdeu duas grandes ocasiões (15’ e 21’), mas o Paulinho também mandou uma bola á trave (22’)
Ao intervalo, José Sousa fez três substituições, mas não acrescentaram nada á equipa e o Castelões aproveitou para tomar conta do jogo e chegou com facilidade ao 0-2. O Carlos ainda reduziu para 1-2 (82’), mas o inevitável Pika, no minuto seguinte, voltou a marcar e estabeleceu o resultado final. Um resultado justo da equipa que já apresentou elevado nível de trabalho de casa.

Sem comentários: